CRECHE ESCOLA MUNICIPAL YOLANDA MARQUES CURTY

Diretora: GERIS MORAES DE ALMEIDA
Orientador Pedagógico: SONIA MARIA PERES GONÇALVES

HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR


Ato de Criação
Decreto n° 4261 de 05/07/2012.
Publicada em 11/07/2012 no Jornal tribuna Serrana pág. 03.

A Creche Escola Municipal Yolanda Marques Curty, destina-se ao atendimento de crianças na faixa etária de 3 meses à 5 anos e 11 meses, em regime integral, iniciando o atendimento às oito horas e finalizando às dezesseis horas, na modalidade creche e educação infantil, obedecendo a proposta pedagógico administrativa e ao calendário escolar proposto pela SME para as unidades de ensino da rede municipal de Carmo.
O quadro de funcionários é composto por:
Diretor: GERIS MORAES DE ALMEIDA
Orientador Pedagógico: SONIA MARIA PERES GONÇALVES
Professores: ANA PAULA CHAVES DE JESÚS
CÉLIA MARIA DA CONCEIÇÃO OLIVEIRA
DAIANA DE JESUS FERNANDES
FÁTIMA APARECIDA WERMELLINGER RIBEIRO
GILMARA DA CONCEIÇÃO TATAGIBA CARVALHO
GILSARA MONTEIRO VIANNA JASMIM
MARIA IZABEL CRUZ SANTANA
TAYANE SALDANHA SOARES
TELMA LUCIA COSTA DE SOUZA
Auxiliar de Secretaria: MARONIR DO CARMO MACHADO PIRES
Merendeiras: HELOÍSA HELENA ABREU
SIMONE BERBERT MENEZES
Auxiliares de Serviços Gerais: ADEGEAN CRUZ FERNANDES
PAMELA RODRIGUES ACHOU DOS SANTOS
SIMONE RIBEIRO BENTO
MARTA BERBERT LANZILOTTI
O quantitativo de alunos atual é de 95 crianças, dividido em: Turma de Berçário I;
Turma de Berçário II;
Turma de Maternal I;
Turma de Maternal II;
Turma de Pré I;
Turma de Pré II.
A Creche está localizada à Rua Carolina França, nº 35, Loteamento Bom Pastor. A comunidade está situada na zona urbana do município onde há uma grande concentração de moradores. Na comunidade existe uma capela católica e o comércio constitui-se apenas de pequenos comércios, funcionando em anexo às residências, um bloco carnavalesco e um grupo de Quadrilha. Próximo funciona um Posto de Saúde, destinado ao atendimento à comunidade.

Quem foi Yolanda Marques Curty?

Yolanda Marques Curty, nasceu em 07/09/1918 em Stª Rita da Floresta, residindo a maior parte de sua vida no município do Carmo onde por vários anos exerceu a função de farmacêutica e professora.
Conhecida, respeitada e amada por todos da comunidade pelo jeito simples e pela forma com que tratava as pessoas, sem distinção, dona Landinha, como era conhecida por todos, teve onze filhos, sendo três partos duplos, dentre os quais sete são professores. Fez muitos amigos por sua sensibilidade, paciência, tolerância, alegria e o grande amor que demonstrava sem reservas. Landinha relacionava-se harmoniosamente com jovens e crianças aos quais entendia muito bem, coisa difícil para a sua época, o que fazia com que sua casa estivesse sempre cheia de crianças e de alegria. Dona Yolanda ainda acolhia os jovens residentes na zona rural e que estudavam na cidade, incentivando-os ao estudo.
A personalidade marcante de dona Yolanda e a admiração e o respeito que despertou no coração dos carmenses motivaram a indicação de seu nome para esta unidade escolar.

MISSÃO

A Creche Escola Municipal Yolanda Marques Curty tem por missão fazer com que as crianças avancem em seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social, de um modo prazeroso e feliz. Para isso, oferecemos situações significativas de aprendizagem, que levam as crianças a pensar, interagir, refletir e conviver, sempre respeitando as características do universo infantil, de modo geral, e de cada um dos alunos especificamente.

VISÃO

Ser uma escola focada para o conhecimento e valores, ou seja, levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, das relações, do espaço e desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. Preparando-as para a continuidade do processo educacional em termos de ensino fundamental.

VALORES

As trocas afetivas entre todos que compõem a comunidade escolar têm uma importante repercussão no clima da escola e no processo educativo. Portanto, “Afetos, Emoções e Sentimentos são essenciais na construção de valores para a promoção da aprendizagem”.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Considerando que “a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura”, nossa proposta de atuação pautada no respeito aos princípios Éticos – favorecendo a aquisição da autonomia,da responsabilidade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e as diferenças individuais e culturais; Estéticos – visando o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressar as diferentes manifestações artísticas e culturais; e Políticos – desenvolvendo valores necessários ao exercício da cidadania, (preconizados pelas DCNEIs), busca uma prática pedagógica que favoreça o desenvolvimento dos alunos, através de experiências diversas, tendo como eixos norteadores as interações e as brincadeiras.
A brincadeira tem uma função lúdica que estimula a imaginação, levando a criança a significar e a ressignificar a realidade que a cerca, transformando-se num espaço de aprendizagem.
Dentro deste contexto, a nossa proposta visa a uma ação mediadora, dentro de um ambiente instigador que ofereça motivação e segurança para que com o brincar nas horas do banho, na troca das fraldas, na alimentação, na escovação dos dentes, na contação de história, etc transforme o educar e o cuidar numa oportunidade para que a criança possa se desenvolver integral e harmoniosamente.

NOSSOS PROJETOS
  • MEU NOME MINHA IDENTIDADE;
  • PROJETO: NA TRILHA DA IMAGINAÇÃO; POR UM MUNDO DE PEQUENOS LEITORES;
  • EU E MEU CORPO;
  • PROJETO AFETIVIDADE: COM AMOR SE APRENDE FELIZ;
  • PROJETO PSICOMOTRICIDADE;
  • PROJETO BICHINHO ALFABETO (PRÉ II);
  • PÁSCOA SOLIDÁRIA;
  • ESCOLA E COMUNIDADE;
  • PROFISSÕES;
  • PARABÉNS MAMÃE! EU E MINHA FAMÌLIA;
  • MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA;
  • A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, CONSEQUENTEMENTE O PLANETA;
  • ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL;
  • NOSSA HORTA;
  • FAUNA E FLORA;
  • MEU PAI – MINHA FAMÍLIA;
  • FOLCLORE (JOGOS E BRINCADEIRAS);
  • PRIMAVERA;
  • TODAS AS CORES;
  • PROJETO MEIOS DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÃO;
  • PLURALIDADE CULTURAL;
  • NATAL.

Endereço: Rua Carolina França, nº 35, Loteamento Bom Pastor

Telefone:

E-mail:

Topo