Creche Escola Municipal Cícero Goulart de Souza

Diretora e Orientadora Pedagógica: Vitorina Araujo Britto
Modalidade: Ensino Regular
Etapa: Educação Infantil
Número de Alunos: 64
Horário de Funcionamento: De 08h às 16h

HISTÓRIA DO NOME DA ESCOLA

A escola tem esse nome em homenagem ao Sr. Cícero Goulart de Souza, natural de Carmo/RJ, nasceu no dia 14 de agosto de 1904 e faleceu em 14 de maio de 1998, em sua cidade natal. Filho de tradicional família carmense, era bisneto de Manoel Goulart e João Henrique Monteiro, fundadores do Arraial da Samambaia, de onde se originou a atual cidade de Carmo.
Ainda menino foi para o Rio de Janeiro, trabalhar no comércio e terminar seus estudos, formando-se técnico em contabilidade. Aprendeu música, escolhendo como instrumento o violino, que tocava com emoção e facilidade. Além da música, dedicava-se ao desenho, divertia-se fazendo caricaturas de seus amigos, compunha versos, principalmente em estilo jocoso, sabendo usar com maestria a rima e a métrica. Praticava esportes, principalmente o futebol.
Depois de formado estabilizou-se no Rio de Janeiro, trabalhando como contador, da firma “Joaquim da Silva Cardoso”, transferindo-se mais tarde para a companhia Eletrolux Ltda, onde foi destaque de vendas, posteriormente foi gerente de vendas nas imobiliárias GOULART DE SOUZA LTDA e Vita Lagres.
Em Carmo a convite do Prefeito Luiz de Moura Pinheiro, exerceu a função de tesoureiro da prefeitura durante três anos, foi Juiz de Paz, Avaliador Judicial e Inspetor do Movimento popular de Alfabetização.
Em 1957 resolveu morar definitivamente em Carmo, após ter construído uma casa à rua Abreu Magalhães, n° 322, adquirindo logo em seguida o Loteamento Valparaíso, o qual foi vendido à inúmeras famílias formando o atual Bairro Valparaíso.
Possuía uma personalidade marcante, compreensivo, dotado de inteligência brilhante e espírito humanístico.
Tinha grande facilidade em comunicar-se com as pessoas e por este motivo sua capacidade em fazer amigos era incrível. Foi excelente chefe de família e viveu junto dos seus até o fim de sua vida, recebendo e retribuindo amor e dedicação.
Nossa Escola foi inaugurada em 13 de junho de 1992, com a pretensão de atender a comunidade escolar no período integral com público alvo de 2 anos até os 5anos de idade. Via-se a necessidade de proporcionar a Educação Infantil, no Bairro Valparaíso, onde a mesma está inserida e atender às crianças dos arredores. A Creche Escola Municipal Cícero Goulart de Souza, atende a Educação Infantil, em tempo integral, de 8:00h às 16:00h, com as turmas de Maternal II com 22 alunos, Pré I com 21 alunos e Pré II com 21 alunos; totalizando 64 alunos, recebendo instruções educacionais integrados à 4 refeições, banho, recreações. Para atender esses alunos contamos com seis professores, duas merendeiras, duas serventes e uma diretora e buscando sempre a integração da família para que juntos possamos interagir para uma educação de qualidade.

A marca distintiva da Creche Escola Municipal Cícero Goulart de Souza é uma educação que prepara os alunos para os desafios do mundo moderno, juntamente com o preparo intelectual, propiciando o desenvolvimento e o exercício da cidadania.

Aspectos legais da escola
  • Criação (ato, nº, data, D.O) Rede Oficial: Decreto Municipal 613
  • Regimento Escolar (ato, nº, data, D.O): De 21/05/84 parecer 361 de CEE-RJ
  • Adendo(s) ao Regimento (ato, nº, data, órgão, D.O): Parecer 270-92 CEE – RJ D.O. 22/10/92

Aspectos físicos da escola

A escola possui 3 salas de aula, 1 secretaria, 1 cozinha, 1 área de serviço, 1 refeitório, 3 banheiros (2 para os alunos da Educação Infantil e 1 para funcionários), 1 sala de interarte e 1 quadra coberta.

Missão da escola

Propiciar uma educação que gere cidadãos mais cuidadosos, responsáveis, comprometidos, críticos e criativos perante a sociedade, capazes de contribuir para um mundo mais justo e pacífico, uma vez que valores, atitudes, comportamentos e habilidades adquiridas nesse período podem ter impacto duradouro na vida.

Proposta Pedagógica:

“Nada há de permanente, exceto a mudança”.(Heráclito)

Isto se comprova à medida que vemos as mudanças sociais e culturais que passam pela humanidade ao longo dos tempos. Por tanto, o saber não é pronto e acabado; ele se refaz a cada momento da história, assim como o ser humano. Dessa forma, o importante na formação das crianças é no desenvolvimento de suas capacidades de observação, de reflexão, de criatividade e de aprender. A escola compromissada com o ser humano, de modo a propiciar-lhe reflexões sobre o mundo em que vive e sobre si mesmo, oportuniza-lhe ampliação dos conhecimentos para uma prática social cada vez mais humana e competente. Em vista disto, a coordenação de equipe psicofonopedagógica, dedica-se à realização de estudos contínuos sobre a prática pedagógica, de modo a compreender os aspectos que a tornam mais efetiva, buscando dessa forma concretizar uma proposta que objetiva aprimorar o papel da educação contextualizada num mundo caracterizado por constantes mudanças.

Projetos desenvolvidos na U.E.:

Projeto 2017

  • A diferença nos enriquece...
  • O respeito nos une.

  • PROJETO: DESPERTAR PARA A DIVERSIDADE VENCENDO DESAFIOS.

    • Projeto UNI-DUNI-TÊ
    • Projeto Contoarte

    Atendimento Educacional Especializado (AEE)

    Psicólogo

    Dados Atuais:

    Equipe diretiva
    Diretora e Orientadora Pedagógica: Vitorina Araujo Britto
    Professores: Denízia Rabelo Brandão
    Jociane da Silva Chaves
    Mirian Fajardo de Araújo
    Simone Cristina Ferreira
    Tânia Margareth Guimarães L. Silva
    Maria das Graças Schittino de Carvalho

    Pessoal de Apoio: Alcenira Santiago da Silva Janice Braga de Souza
    Maria da Conceição Silva Santiago
    Neide Aparecida Rodrigues Curty.

    Endereço: Endereço: Praça Homero de Menezes, s/n – Loteamento Valparaiso

    Telefone:

    E-mail:

Topo